Informativo Semanal

Cadastre o seu e-mail para receber uma mensagem semanal.
21/02/2014

Paraná registra queda no número de furtos e roubos de veículos

O trabalho das polícias do Paraná resultou em redução nos crimes de furtos e, principalmente, de roubos de veículos em todo o Estado, no ano de 2013. As 7.643 ocorrências de roubos de veículo registradas no ano passado correspondem a uma queda de 13,7% nesse tipo de crime, na comparação com 2012. Os dados são oficiais da Secretaria da Segurança Pública.

Grandes centros urbanos no Estado registraram as reduções mais expressivas: na região de Londrina, norte do Paraná, foram 521 ocorrências a menos (-39,4%). Já na 12ª Área Integrada de Segurança Pública (Aisp), cuja sede é Foz do Iguaçu, a comparação mostra menos 177 roubos de veículos (-39,3%), e, na 11ª Aisp, que tem a cidade de Cascavel como sede, a diminuição alcançada foi de 34,53%.

Em Curitiba – que concentra aproximadamente 22% da frota de veículos de todo o Estado – houve redução de quase 9% (uma diferença de 327 roubos de veículos, na comparação entre 2013 e 2012). A queda também ocorreu em toda a Região Metropolitana de Curitiba (RMC), com 268 roubos de carros a menos, o equivalente a –15%.

ORIENTAÇÕES – Para evitar roubos de veículos, o delegado orienta que, sempre que possível, o motorista não estacione em locais escuros ou distantes de onde o motorista pretende ir, procurando deixar o carro em estacionamentos.

FURTOS – No ano passado, em todo o Estado também foram registrados 292 furtos de veículos a menos do que o total de ocorrências em 2012, quando houve 15.585 crimes dessa modalidade. O número representa queda de cerca de 2%. As ações das polícias também contribuíram para que 13.778 veículos fossem recuperados, durante o ano de 2013.

O detalhamento das informações referentes a veículos consta no Relatório Estatístico Criminal, elaborado pela Coordenadoria de Análise e Planejamento Estratégico (Cape) da Secretaria da Segurança Pública e divulgado nesta terça-feira (17).

O documento traz outras informações do trabalho policial durante o ano de 2013, como armas apreendidas, ocorrências de consumo e tráfico de drogas, furtos e roubos a comércios, residências e ambiente público. As informações são divulgadas periodicamente e fazem parte do compromisso do Governo do Paraná com a transparência.

Fonte: SESP/PR