Informativo Semanal

Cadastre o seu e-mail para receber uma mensagem semanal.
17/03/2014

Vergonha: ex-governadores consomem anualmente R$4 milhões com aposentadorias

O Paraná é um dos poucos estados brasileiros a manter um privilégio vergonhoso: o pagamento de aposentadoria para ex-governadores. Anualmente, o cidadão paranaense arca com benefícios mensais de R$26,5 mil a quem nunca contribuiu com o fundo previdenciário do Estado (Paranaprevidência).

Autor por duas vezes de uma Emenda Constitucional (PEC) que cancela este vergonho benefício a quem ocupou o cargo de governador do Estado, o deputado Mauro Moraes pretende reapresentar a matéria. “A Constituição Estadual prevê o pagamento de aposentadoria a quem ocupou o cargo de governador por um breve período. Temos um caso claro e vergonhoso em que esta mordomia foi concedida para um ex-governador que ficou apenas 30 dias no cargo”, comenta o deputado.

O benefício é pago mensalmente aos ex-governadores com recursos da autarquia Paranaprevidência, “um Fundo mantido com a contribuição de servidores públicos do Estado que não ganham salários compatíveis com a aposentadoria de um ex-chefe de Estado”, compara. “Essa diferenciação entre o que entra e sai do caixa do Paranaprevidência é que torna esta aposentaria vergonhosa. Ou seja, são professores do Estado, servidores da Saúde, dentre outras categorias do funcionalismo público estadual, que pagam esta aberração”, completa Moraes.