Informativo Semanal

Cadastre o seu e-mail para receber uma mensagem semanal.
26/09/2008

Ganância das concessionárias causa espanto

Poucos dias após a abertura das cancelas de pedágio- por determinação judicial- as concessionárias alegam crescimento no número de ocorrências nas rodovias. Contudo, para o autor da lei, causa espanto que, mesmo representando apenas 1%- em alguns trechos- do total dos usuários, as motos sejam responsáveis por tantos prejuízos financeiros às empresas.
As concessionárias insistem que, embora sejam poucos, os motociclistas são responsáveis por 12% dos atendimentos pré-hospitalar. “Mas quem é que paga pela remoção e atendimento hospitalar? O resgate é feito pelo Siate e o atendimento também pelo serviço público”, questiona Moraes.
Segundo o deputado, como são impedidas de realizar tarefas exclusivas do Siate e também não possuem um serviço de emergência próprio, as concessionárias gastam apenas com a sinalização do local em que ocorreu o acidente. “Quanto custa colocar um cone na estrada para sinalizar um acidente?”, ironizou.
Na avaliação do parlamentar, as empresas devem deixar de lado a ganância e usar o dinheiro obtido “através de enriquecimento ilícito” em campanhas de educação no trânsito e em benfeitorias nas estradas, o que, apesar do contrato que possuem com o Estado, acontece em ritmo lento e em proporções ínfimas.