Informativo Semanal

Cadastre o seu e-mail para receber uma mensagem semanal.
08/05/2014

Nova divisão de homicídios do Paraná prioriza a proteção à vida

O Paraná avança de forma significativa no combate aos crimes contra a vida com o início das atividades, nesta semana, da Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), mais uma ação do Programa Paraná Seguro. Com a criação da nova Divisão, a antiga Delegacia de Homicídios de Curitiba, vinculada à Divisão de Investigações Criminais (DIC), foi extinta e substituída por novas unidades.

A criação da Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa muda todo o conceito do combate aos crimes contra a vida no Paraná, conforme explica o secretário da Segurança Pública, Leon Grupenmacher. “Estamos indo além, pensando no período antes do delito. Ou seja, não é apenas punir quem praticou o crime, mas a aplicação de um conceito que prioriza proteger o cidadão”, explica ele.

ESTRUTURAÇÃO - O projeto da DHPP é concretizado agora, mas começou a ser idealizado em 2011. A Divisão vem sendo preparada desde então, com melhoria na estrutura da Polícia Civil, principalmente com novas viaturas, equipamentos e contratação de mais policiais. “O efetivo de policiais da unidade praticamente dobrou, tornando possível atender a uma necessidade, e também, realizar um sonho da Polícia Civil do Paraná, que é dar atenção, em especial, aos crimes contra a vida, que é o nosso bem maior”, afirma o delegado-geral da Polícia Civil do Paraná, Riad Braga Farhat.

A DHPP tem atuação em Curitiba, podendo, em casos especiais, fazer investigações em outros municípios do Estado. Em paralelo à criação da nova Divisão – e dentro dos moldes de combate aos crimes contra a vida do Programa Paraná Seguro – foram criadas, desde 2011, delegacias especializadas em homicídios nas cidades de Maringá, Londrina, Foz do Iguaçu e Cascavel.

Fonte: SESP/PR