Informativo Semanal

Cadastre o seu e-mail para receber uma mensagem semanal.
11/06/2014

Polícia Científica faz Curso Prático de Explosivos para Agentes de Segurança Pública

A abertura da segunda etapa do Curso Prático de Explosivos para Agentes de Segurança Pública, foi realizada pelo diretor do Instituto de Criminalística, Hemerson Bertassoni, nesta terça-feira (10). O conhecimento adquirido durante o curso vai reforçar o esquema de segurança durante a Copa do Mundo 2014.

Coordenado pelo perito do setor de Engenharia Legal do Instituto de Criminalística, Jorge Aurélio Perito de Bem, o curso acontece durante toda esta semana na sede da Polícia Científica do Paraná, no centro de Curitiba. O curso é desenvolvido em parceria com a Secretaria Extraordinária de Grandes Eventos.

Ao todo, participam do curso 30 alunos, dentre peritos, policiais civis, militares e guardas municipais, que irão atuar em todo o Paraná após o Mundial. “A perícia em explosivos é muito importante para a Polícia Científica. Assim, conseguimos chegar à autoria dos fatos e identificar os suspeitos. Para nós, a perícia em explosivos dá um amparo para a Justiça ao tentar identificar os criminosos e o tipo de artefato utilizado em um ataque terrorista ou um procedimento de explosão à caixa eletrônico”, explica.

De acordo com Bertassoni, o curso é voltado para um atendimento imediato durante a Copa. “Tivemos a primeira versão do curso, que foi um sucesso, e agora a segunda etapa que já é a fase prática, onde os peritos vão desenvolver a parte de explosões em pedreiras. Com certeza após o evento, o legado da Copa constituirá as informações, que serão passadas a um número maior de agentes e peritos para que possamos desenvolver melhor o nosso trabalho”, acrescenta.

Segundo o perito responsável pelo curso, o tema fornecido aos agentes de segurança é importante caso haja algum imprevisto com explosivos. “Temos pouca casuística na matéria de explosivo no Paraná. Aprendemos mais com o curso, pois aqui no Estado temos mais ocorrências de explosões com caixas eletrônicos, e não atentados. Nós estamos abordando um assunto que não atendemos muito na prática, mas prevendo um possível ataque terrorista com explosivos”, diz.

O CURSO – São 30 horas/aula, durante uma semana, que conta com aulas práticas e teóricas sobre o uso de pirotécnicos; aula prática com explosivos; simulação de atentado com bombas e explosivos; demonstração dos efeitos dos principais fogos de artifício e dispositivos pirotécnicos; demonstração de uma destruição de apreensão de fogos/dispositivos pirotécnicos; perícia no local do atentado e reconstituição do atentado pelos agentes de segurança. Além das disciplinas fornecidas, no último dia de curso haverá uma simulação de ataque terrorista prévia em local de explosivos.