Informativo Semanal

Cadastre o seu e-mail para receber uma mensagem semanal.
13/06/2014

Governo do Paraná cria 21ª Subdivisão Policial de Cianorte

Desde esta quarta-feira (11), a cidade de Cianorte, no noroeste do Estado, passa a contar com a 21ª Subdivisão Policial (SDP) do Paraná. Em cerimônia com presença do governador Beto Richa; do delegado-geral da Polícia Civil, Riad Braga Farhat; e do delegado-titular da Divisão Policial do Interior (DPI), Rogério Antônio Lopes, foi criada oficialmente a nova SDP, com sede em Cianorte, agora responsável por 19 cidades, 17 distritos e cinco comarcas, que se desvincularam das subdivisões de Umuarama, Paranavaí e Campo Mourão.

O governador destacou que a criação da 21.ª SDP é mais um pedido da população que é atendido. "Hoje instalamos está subdivisão da Polícia Civil. Mais uma viatura para reforçar o policiamento nesta cidade, que já teve uma redução dos índices de criminalidade e do número de homicídios. Nesta região há um grande número de criminosos detidos e um substancial volume de drogas tiradas de circulação pelo grande número de operações policiais que acontecem sistematicamente, não só aqui, como em todo o Paraná", disse Richa.

Farhat explicou que a escolha de Cianorte para sediar a nova subdivisão justifica-se pela importância econômica e social da cidade. "É um grande polo industrial, uma das melhores arrecadações per capita do Paraná", lembrou.

O delegado-geral destacou também que a população da região vai ganhar com a criação da nova subdivisão, porque a médio e longo prazo haverá considerável aumento de efetivo e a criação de estruturas da Segurança Pública vinculadas. "Novos investigadores e escrivães serão enviados para a região. Na semana que vem vamos decidir para onde irão todos esses 536 policiais civis recém-contratados, e com certeza Cianorte será contemplada", afirmou Farhat. "Não vai mais haver comarca no Paraná sem delegado", acrescentou ele.

Para o delegado-titular da DPI, Rogério Antonio Lopes, a fragmentação das unidades traz um ganho de eficiência administrativa. "Muda o organograma da polícia. Agora Cianorte está vinculada diretamente à DPI", explicou.

Conforme o delegado Nilson Rodrigues da Silva, que até então era o responsável pela Delegacia de Cianorte e agora está assumindo a subdivisão, com essa mudança o combate ao tráfico de drogas, que já era intenso, será ainda mais fortalecido na região. "Esse tem sido nosso principal trabalho. Felizmente, os crimes contra vida não são tão comuns aqui. Este ano tivemos quatro homicídios na cidade, com a elucidação de três casos", destacou.

A 21 .ª Subdivisão Policial de Cianorte é responsável por Cianorte, Terra Boa, Engenheiro Beltrão, Cidade Gaúcha, Barbosa Ferraz, Tapejara,Tuneiras do Oeste,São Manoel do Paraná, Indianópolis, São Tomé, Japurá, Jussara, Vidigal, São Lourenço, Malu, Quinta do Sol, Fênix, Figueira, Ivailândia, Sertãozinho, Sussuí, Triângulo, Bela Vista do Ivaí, Porteira Preta, Rondon, Tapira, Nova Olímpia, Guaporema, Corumbataí do Sul, Ourilândia, Pocinho, Thereza Breda, Bourbonia, Bela Vista do Tapiracuí, Marabá e Aparecida do Oeste.

Fonte: SESP/PR