Informativo Semanal

Cadastre o seu e-mail para receber uma mensagem semanal.
02/10/2014

Legislativo precisa acabar com aposentadoria de ex-governador

Autor da PEC que extingue o pagamento de aposentadoria para ex-governadores do Paraná, o deputado Mauro Moraes lamenta a falta de interesse da Assembleia Legislativa em por fim a este benefício vergonhoso. A Proposta de Emenda Constitucional já foi apresentada três vezes pelo parlamentar.

A matéria encontra forte resistência dentro do Poder Legislativo. Apenas na última tentativa, na legislatura vigente, a proposta avançou para a análise de uma comissão especial e até chegou a constar na Pauta de votação. Entretanto, a maioria dos parlamentares votou pela manutenção do benefício mensal de R$25 mil a quem nunca contribuiu com o fundo da Paranaprevidência, autarquia responsável pelo gerenciamento previdenciário do Estado.

“Ou seja, o volume de despesas do fundo aumentou, porém sem a contrapartida de ex-governadores que recebem este vergonhoso benefício”, comenta Moraes. O deputado pretende reapresentar a PEC, uma vez que considera o tema pertinente e necessário para o projeto de transparência da Assembleia Legislativa. “Os deputados precisam se posicionar claramente sobre o tema. Os ex-governadores nunca contribuíram como fundo e consomem recursos que pertencem aos servidores do Estado”, diz.