Informativo Semanal

Cadastre o seu e-mail para receber uma mensagem semanal.
03/11/2014

Paraná discute ações de segurança para a fronteira

O Gabinete de Gestão Integrada de Fronteira (GGIFron) reuniu-se nesta quinta (30), em Foz do Iguaçu, no Oeste do Estado. No encontro, sob a coordenação da Secretaria Estadual da Segurança Pública, foram divulgados os dados estatísticos criminais da área e elaborado o planejamento de operações que podem ser realizadas na região nos próximos meses.

O secretário da Segurança Pública, Leon Grupenmacher, disse que a reunião serviu para alinhar com todas as instituições que trabalham na região de fronteira as operações que serão realizadas. “A fronteira é para o Brasil, e não só para o Paraná, talvez a maior porta de entrada de entorpecentes e armamentos. Esta interrelação entre diversos órgãos policiais, como Polícia Federal, Exército, Guarda Municipal e polícias de outros países, é fundamental para que a gente possa dar continuidade à missão”, afirmou.

INDICADORES- No encontro, a Coordenadoria de Análise e Planejamento Estratégico (Cape), da Secretaria da Segurança Pública, apresentou os indicadores criminais da área.

Os 139 municípios localizados na faixa de fronteira apresentaram, no período compreendido entre janeiro e setembro deste ano, uma redução de 4% no número de homicídios dolosos, comparado ao mesmo período do ano anterior. Em 2013 foram 402 homicídios, contra 385 neste ano.

Nos roubos, a redução foi de 2%. Nos primeiros nove meses deste ano foram registrados 3.953 casos, contra 4.048 no mesmo período do ano anterior. Quanto às ocorrências de furtos, foi registrado um aumento de 1% (20.223 em 2013 e 20.600 em 2014).

VEÍCULOS- Já os índices de roubos de veículos na região, nos períodos comparados, registraram o um aumento de 14% (645 roubos em 2013, contra 741 em 2014). Os furtos de veículos também tiveram 3% de registros a mais que no ano anterior: 1.943 em 2013 e 2.010 em 2014.

O delegado-geral da Polícia Civil, Riad Farhat, afirmou que a polícia está atuando cada vez com mais ações para combater o aumento dos crimes. “Trabalhamos de forma insistente para melhorar a segurança para a população. Tivemos um aumento no registro de carros roubados e furtados mas, em contrapartida, houve um aumento também nos registros de veículos recuperados”, comentou Farhat. Nos primeiros nove meses deste ano, foram recuperados 2.205 veículos, um aumento de 17,3% comparado com o ano anterior, quando foram recuperados 1.879 veículos.