Informativo Semanal

Cadastre o seu e-mail para receber uma mensagem semanal.
11/11/2014

Moraes defende escalonamento de policiais durante eleições

Sem direito ao escalonamento durante as eleições, policiais militares do Paraná são impedidos de exercer a cidadania. “O voto é um direito e também uma obrigação de todo cidadão com mais de 16 anos de idade. O Policial Militar tem esta prerrogativa constitucional”, afirma o presidente da Comissão de Segurança Pública da Assembleia Legislativa, deputado Mauro Moraes.

No dia 5 de outubro e depois no dia 27, no primeiro e segundo turno das eleições deste ano, muito policiais militares foram escalados para atuar em cidades vizinhas ao endereço eleitoral, impedindo a participação de parte do efetivo em uma ação democrática.

Na avaliação do parlamentar, tanto o Estado quanto a Justiça Eleitoral precisam encontrar uma alternativa para que estes eleitores possam exercer a cidadania. “Uma alternativa dentro da estrutura da PM, por exemplo, é um escalonamento planejado. Outra proposta é permitir que esses policiais votem em urnas específicas em colégios na região em que estão atuando no dia das eleições”, sugere.