Informativo Semanal

Cadastre o seu e-mail para receber uma mensagem semanal.
09/04/2015

Moraes defende ampliação de Grupo Especializado para atuar em penitenciárias

O trabalho que vem sendo realizado por agentes formados no Curso de Operações Especiais Penitenciários (COEPEN) tem colaborado substancialmente com a segurança nas unidades prisionais no Paraná. Para ampliar as ações já desenvolvidas pelo Departamento de Execução Penal neste sentido, o presidente da Comissão de Segurança da Assembleia Legislativa, deputado Mauro Moraes, defende a criação de um Grupo Especializado para atuar em Londrina.

O grupo recebe instruções para atuar em situações extremas, como rebeliões, motins e ações de violência no sistema penitenciário paranaense. Ao formar uma nova turma na segunda maior cidade do Estado, o trabalho especializado poderá ser realizado de maneira ainda mais eficiente.

Moraes levará ao secretário de Estado da Segurança Pública, Fernando Francischini, a proposta de ampliação do Grupo. A reunião ocorrerá logo após o retorno do chefe da Pasta ao seu gabinete, no início da próxima semana.

Além da contribuição ao trabalho que já é bem sucedido, o deputado argumenta que o chamamento de novos agentes em Londrina dará maior fôlego aos policiais militares que frequentemente são chamados a atuar em situações que poderiam ser atendidas pelo Grupo Especializado do Depen. “Maioria dos estados brasileiros já se movimenta para a criação de uma polícia penitenciária. É indiscutível a necessidade de se pensar em um trabalho especializado nas penitenciárias sem sobrecarregar a PM”, explica Moraes.