Informativo Semanal

Cadastre o seu e-mail para receber uma mensagem semanal.
18/11/2008

Deputado volta a cobrar eleição direta no CEP

A matéria já tramitou por todas as comissões temáticas do legislativo e está pronta para ir a plenário. Não é a primeira vez que o parlamentar cobra da presidência a inclusão do projeto na pauta. Nesta segunda-feira, Moraes usou a tribuna da Assembléia para retomar a discussão sobre o regime atualmente adotado pelo governo para compor a diretoria do maior colégio público do Paraná.
O CEP é a única instituição de ensino no estado que não permite a participação de alunos e professores na escolha da direção. O projeto apresentado pelo parlamentar prevê alteração no atual regime e institui a eleição direta. “Mais de 90% da comunidade do CEP querem as eleições diretas”, alegou o autor da lei. Aproximadamente 5 mil alunos estão impedidos de decidir sobre quem deve dirigir a instituição. A situação tem provocado manifestações constantes de professores, alunos, pais de alunos e funcionários.
Plebiscito
No próximo dia 20, toda a rede estadual de ensino, com exceção do CEP, fará eleição para a troca da direção. Na mesma data, o Grêmio Estudantil Estadual do Paraná e o Comitê Pró Diretas comandam um plebiscito para saber a opinião da comunidade (professores, pais e alunos) a respeito da eleição direta. O resultado será apresentado ao governador Roberto Requião (PMDB). A consulta popular conta com o apoio da APP-Sindicato.