Informativo Semanal

Cadastre o seu e-mail para receber uma mensagem semanal.
21/11/2008

Consulta revela insatisfação no CEP

O CEP é o único colégio público do Paraná que possui um regime direferenciado para a escolha dos seus diretores. Cabe à secretaria estadual da Educação indicar seus membros, excluindo o restante da comunidade de um processo democrático de discussão. Na consulta realizada na quinta-feira, ficou evidente a insatisfação de quem vive o cotidiano do colégio. Apenas 11% dos consultado são contra qualquer mudança.
Autor da lei que institui a eleição direta no CEP, o deputado Mauro Moraes (PMDB) disse que o resultado do plebiscito, favorável ao projeto, vai enfim tirar a matéria da gaveta na Assembléia Legislativa. A presidência da Casa já sinalizou pela inclusão da proposta na pauta de votações na próxima semana.
Mauro comentou ainda que, embora a maioria tenha se posicionado a favor da eleição direta, esperava participação maior da comunidade. “O clima constante de tensão é uma prova concreta de que mais de 90% da instituição não estão satisfeitos com o atual regime. Se todos tivessem participado da consulta, certamente o percentual de rejeição ao atual processo de escolha da direção seria maior”, afirmou o parlamentar.
Resultado
As urnas foram separadas por segmentos. Em todas elas, a eleição direta teve maior número de votos. Entre professores, pedagogos e funcionários o projeto recebeu 173 votos a favor e 52 contra. Dos 24 pais consultados, 15 votaram sim e 9 não. Na urna exclusiva para alunos a votação foi mais expressiva, com 2.719 participantes. A maioria (2.422) votou pela instituição das eleições diretas e 284 contra ela. Ao todo, foram 2.610 votos a favor do projeto e 345 contra.