Informativo Semanal

Cadastre o seu e-mail para receber uma mensagem semanal.
24/06/2015

Concurso para Guarda Municipal será realizado neste domingo com 26 mil candidatos

Aproximadamente 26 mil candidatos irão realizar neste domingo (28) a prova de conhecimentos do concurso da Guarda Municipal de Curitiba. Estão em disputa 400 vagas, sendo 20 destinadas a pessoas com deficiência. O concurso público para a contratação de novos guardas municipais terá ainda prova de aptidão física e avaliação psicológica, além de exames de saúde e investigação de conduta.

Para imprimir o comprovante de ensalamento, que será exigido para ingresso nas salas de prova nesta primeira fase, os candidatos devem acessar o site www.nc.ufpr.br, no link específico do concurso.

O último concurso público da categoria foi realizado em 2008 e permitiu a contratação de 186 guardas em 2009.

Ao contrário de outras carreiras, o guarda municipal precisa de treinamento específico antes de ingressar na corporação. Após serem aprovados no concurso e passarem pelos trâmites burocráticos, eles deverão cumprir um mínimo de 800 horas de capacitação obrigatória.

Avanços

Os que forem aprovados, ao ingressar na carreira já passam a usufruir de conquistas alcançadas nos últimos anos, como o novo Plano de Carreira da Guarda Municipal, apresentado por iniciativa da atual administração municipal.

Construído em conjunto entre o Poder Executivo, o sindicato da categoria e os guardas, o plano foi o primeiro de uma série encaminhado pela Prefeitura à Câmara Municipal de Curitiba. O plano corrige distorções e defasagens salariais de mais de 20 anos.

Os reflexos do plano começaram a ser confirmados nos salários reajustados no mês de abril deste ano, que em alguns casos, ultrapassou os 60%. Além da melhora salarial, o novo plano possibilita a ascensão, crescimento pessoal e o melhor planejamento da carreira até a aposentadoria.

É um plano que garante direitos iguais aos mais de 1,4 mil guardas municipais, com critérios para avaliação dos avanços na trajetória de carreira a partir do ano de 2016. Os critérios são participação no programa Bom Retorno, assiduidade e controle de penalidades.

Os servidores serão contemplados com os avanços a partir da avaliação realizada a cada doze meses, dando chances iguais a todos os guardas municipais.

Fonte: prefeitura Municipal de Curitiba