Informativo Semanal

Cadastre o seu e-mail para receber uma mensagem semanal.
14/07/2015

Imagens de 2 mil câmeras vão auxiliar o trabalho da Polícia do Paraná

A Secretaria da Segurança Pública e Administração Penitenciária está em fase final para que o Centro Integrado de Comando e Controle passe a ser utilizado como ferramenta policial, 24 horas por dia. Essa fase final compreende testes de softwares e capacitação dos profissionais que vão operar a partir do local.

A instalação dos novos equipamentos e reuniões semanais com os técnicos envolvidos vem acontecendo desde o início do ano. Em um primeiro momento, o trabalho de segurança pública a partir do Centro Integrado, com esse novo conceito, começa por Curitiba e Região Metropolitana, na primeira semana de agosto. A intenção é expandir as atividades do Centro Integrado para todo o território paranaense.

A estrutura do Centro Integrado de Comando e Controle permite videomonitoramento, por meio da interligação com câmeras de segurança públicas e privadas. São 2 mil câmeras públicas que já estão integradas e que, por meio de profissionais operadores de inteligência, poderão auxiliar em tempo real o policial que estiver atendendo uma ocorrência. Nos últimos meses, houve uma readequação do projeto, que anteriormente previa a utilização do espaço como central de despacho de ocorrências.
Reuniões com a iniciativa privada já garantiram a parceria com instituições representativas, como a Associação Comercial do Paraná (ACP), Associação Brasileira de Bares e Casas Noturnas (Abrabar) e mais de 20 shoppings para compartilhamento das imagens de estabelecimentos pela Secretaria da Segurança Pública. A perspectiva é que o Centro Integrado concentre imagens de mais de 3 mil câmeras.

COMPOSIÇÃO – Integrarão o Centro Integrado de Comando e Controle as polícias Civil, Militar, Científica, Corpo de Bombeiros, as Polícias Rodoviária Estadual e Federal, Guarda Municipal entre outras entidades, como o Departamento de Execução Penal (Depen), que fará o monitoramento das tornozeleiras eletrônicas a partir do local. Além disso, já foram firmadas parcerias com as Guardas Municipais de Curitiba e de cidades da Região Metropolitana.

Outra iniciativa vinculada ao Centro Integrado de Comando e Controle é a substituição do boletim de ocorrências de papel, preenchido pelo policial na rua, pelo boletim eletrônico, a ser preenchido na hora do atendimento, em tablets que a Segurança Pública já possui e que serão distribuídos às unidades policiais.

Fonte: SESP/PR