Informativo Semanal

Cadastre o seu e-mail para receber uma mensagem semanal.
20/07/2015

Câmeras de segurança em bares e restaurantes passam a auxiliar o trabalho da Polícia

As câmeras de segurança instaladas em bares, restaurantes e casas noturnas vão auxiliar o trabalho das corregedorias das Polícias Civil e Militar em eventuais ocorrências envolvendo policiais. As imagens dos estabelecimentos serão direcionadas para o Centro Integrado de Comando e Controle (CICC) que deve ser inaugurado no mês de agosto. O CICC, utilizado na Copa do Mundo e grandes eventos em Curitiba, passará a ser utilizado como ferramenta policial, 24 horas por dia.

Em relação às ocorrências envolvendo policiais em casas noturnas, bares e restaurantes, o Centro Integrado de Comando e Controle poderá acessar as câmeras de segurança dos estabelecimentos e acompanhar em tempo real. Constatada a presença de policiais civis e militares, as corregedorias das polícias serão imediatamente comunicadas para acompanhar a ocorrência. Em caso de flagrantes, como, por exemplo, brigas e até disparo de tiros, a PM será acionada para atender a ocorrência -- juntamente com a corregedoria.

Além das imagens das câmeras de segurança instaladas em bares, restaurantes e casas noturnas, a Secretaria da Segurança Pública do Paraná está firmando acordos com a Associação Comercial do Paraná (ACP) para que também tenha acesso às imagens de lojas e estabelecimentos comerciais no Centro Integrado de Comando e Controle.

A estrutura do CICC permite videomonitoramento por meio da interligação com câmeras de segurança públicas e privadas. São 2 mil câmeras públicas que já estão integradas e que, por meio de profissionais operadores de inteligência, poderão auxiliar em tempo real o policial que estiver atendendo uma ocorrência. Desde o início deste ano, equipes técnicas de policiais têm trabalhado para reativar de câmeras, permitindo a compatibilização de imagens e de comunicações, além de montagem de sistemas de registro e acompanhamento das ocorrências policiais em tempo real.

Fonte: Aenotícias