13/10/2015
PEC coloca em “xeque” mordomia paga por servidores a ex-governadores do Paraná
Na contramão dos demais estados brasileiros, o Paraná mantém uma vergonhosa mordomia a quem ocupou o cargo de governador do Estado. A aposentadoria vitalícia é paga com recursos do ParanaPrevidência, autarquia que sobrevive com o recolhimento de impostos de servidores do Estado.
Para por fim a este privilégio pago com o dinheiro do funcionalismo público, o deputado Mauro Moraes vai reapresentar, pela quarta vez consecutiva, uma Proposta de Emenda Constitucional (PEC) que extingue a aposentadoria para quem ocupou o cargo de governador de Estado do Paraná e que requereu o benefício durante o exercício da função, embora por poucos meses. “Precisamos varrer da nossa Constituição Estadual esta vergonha aposentadoria vitalícia”, diz Moraes.
Nas duas últimas vezes que a Assembleia Legislativa compôs uma comissão especial para analisar a matéria e a colocou em discussão, a maioria votou contra a PEC.
Contudo, em decorrência do atual momento político vivido no país, o parlamentar prevê votação favorável ao texto ao tema. “Na ocasião, muitos deputados eram ligados a ex-governadores. Contudo, manter esta mesma posição, após tantas manifestações populares cobrando honestidade da classe política, creio que teremos chances de aprovar a PEC”, prevê o autor.
Para iniciar a tramitação, a PEC precisa de mais 5 assinaturas. “Creio que não haverá grande resistência dos deputados, visto que o tema está em total sintonia com as discussões políticas e tudo o que envolve o corte de gastos na esfera pública”, avalia.