Informativo Semanal

Cadastre o seu e-mail para receber uma mensagem semanal.
20/10/2015

Comissão de Segurança cobra ampliação do quadro de agentes penitenciários

O governo do Estado nomeou, recentemente, 128 agentes penitenciários que serão designados para penitenciárias em várias regiões do Estado. Contudo, a demanda por profissionais para esta função exige, na avaliação do presidente da Comissão de Segurança Pública da Assembleia Legislativa, deputado Mauro Moraes, a ampliação imediata do quadro pessoal para, no mínimo, mais 1000 agentes.

Os novos agentes já começaram a tomar posse no Grupo Setorial de Recursos Humanos da Secretara de Estado da Segurança Pública e Administração Penitenciárias. A partir do dia 4 de novembro, já estarão trabalhando em unidades prisionais de todo o Estado. “Assim que os agentes iniciarem seus trabalhos, não restarão dúvidas de que será preciso ampliar o quadro pessoal”, comenta o parlamentar.

Para ampliar o número de vagas efetivas para a função de agente penitenciário, o Governo do Estado precisa encaminhar ao Legislativo uma mensagem com uma nova composição do quadro pessoal. “Todas as vagas para este cargo estão ocupadas, embora o número seja insuficiente para atender o sistema penitenciário do Estado. A população carcerária cresceu. Em contrapartida, o quadro de agentes permaneceu estático”, explica o deputado.

Moraes também menciona o caso da Penitenciária de Cascavel, a qual passará por reforma e comportará mais 800 detentos dentro do prazo de dois meses. Além disso, a Secretaria de Segurança Pública vem cumprindo determinação do governo para que detentos mantidos em delegacia de maneira provisória sejam levados para presídios. “Se isso de fato for feito, e deve ser feito, teremos que preparar profissionais para atuar nas penitenciárias. E no momento sequer temos o número suficiente de cargos para atender a demanda atual”, diz.