Informativo Semanal

Cadastre o seu e-mail para receber uma mensagem semanal.
26/10/2015

Câmara discute PEC que reserva vagas na PM para egressos do serviço militar

A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania da Câmara dos Deputados realizará audiência pública, nesta terça-feira (27), para discutir a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 149/07, que estabelece reserva de até 20% das vagas em concursos para soldado das polícias militares para licenciados do serviço militar obrigatório que sejam de famílias de baixa renda.

A proposta, em análise na comissão, faz parte do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci). Ela foi apresentada pelo Executivo com o objetivo principal de proteger os jovens egressos do serviço militar, para que não sejam cooptados por organizações criminosas, já que adquiriram habilidade no uso de armamentos e conhecimentos em táticas de guerrilha.

A medida deverá ser regulamentada por leis ou editais estaduais, em que outros critérios podem ser inseridos, uma vez que as polícias militares estão sob comando dos estados. A PEC apenas resguarda igualdade entre os egressos e qualquer candidato quanto às etapas e outros requisitos para a seleção.