Informativo Semanal

Cadastre o seu e-mail para receber uma mensagem semanal.
25/01/2016

‘Abertura de cursos para Cabos e Sargentos deve ser prioridade’, insiste Moraes

Policiais e bombeiros militares aptos a avançar na carreira estão em uma espera angustiante pela abertura de cursos para Cabo e Sargento. “As vagas existem e precisam ser preenchidas. Do contrário, o desestimulo vai reduzir ainda mais o número de policiais na ativa”, avalia o presidente da Comissão de Segurança Pública da Assembleia Legislativa, deputado Mauro Moraes.

Na avaliação do parlamentar, a lista de policiais aptos a avançar na carreira é imensa e vem aumentando anualmente sempre que postergada a decisão. “Temos vagas ociosas, restando apenas a autorização do Comando da PM, o qual está condicionado ao que for determinado pelo Poder Executivo”, insiste o parlamentar.

Em outubro do ano passado, o deputado tratou deste assunto com o governo do Estado, o qual sinalizou favorável ao processo de abertura dos dois cursos, embora sem data precisa e maiores detalhes. Na mesma ocasião, Moraes levou o tema para uma reunião com o Comando da PM, que admitiu ter condições de abrir, de imediato, 300 vagas para Cabos e 300 para Sargentos. “Seria o mínimo para evitar desestimulo e para compensar o longo período em que não houve qualquer movimento neste sentido”, ressaltou Moraes. Contudo, o deputado defende a criação gradativa de 500 vagas para cada graduação.