Informativo Semanal

Cadastre o seu e-mail para receber uma mensagem semanal.
16/02/2016

Projeto cria Disque Homicídio no Paraná

Projeto de lei de autoria do presidente da Comissão de Segurança Pública da Assembleia Legislativa, deputado Mauro Moraes, institui, em todo o território paranaense, uma serviço telefônico gratuito para receber denúncias de homicídios e tentativas de homicídios.

Pela proposta, ao discar o número 121 no telefone, o cidadão poderá fazer a denúncia, tendo garantido o direito de que seu nome e endereço ficarão restritos ao absoluto sigilo. As denúncias recebidas serão cadastradas, selecionadas e averiguadas a fim de sejam tomadas as providências cabíveis.

De acordo com o autor, a medida dará maior celeridade para a atuação da polícia e, sobretudo, permitirá que informações fiquem cadastradas, colaborando com um banco de dados que será usado pelas forças de segurança em todas as regiões do Estado. “As informações obtidas através do Disque Homicídio certamente serão fundamentais na resolução de crimes desta natureza no Paraná”, explica Moraes.

Estatísticas

De acordo com o mapeamento da violência feita pela Secretaria de Estado da Segurança (SESP), a taxa de homicídios cresceu 103,2% entre os anos de 2000 e 2010. Houve uma queda de até 34,2% nos últimos seis anos, mas os números ainda assustam a população, sobretudo no interior do Estado. “A polícia trabalha com informações que podem ser obtidas tanto no interior quanto na capital, dando maior celeridade na elucidação de crimes e também na prevenção de homicídios”, justifica Moraes.

A Matéria será analisada pelas comissões temáticas da Casa e em seguida será discutida em Plenário. Na avaliação da Moraes, por se tratar de um assunto que envolve segurança e que possui baixo custo, o projeto poderá ser sancionado dentro de poucos meses pelo Governo do Estado.