Desde o início desta semana que os 64 delegados da Polícia Civil, nomeados na última terça-feira, estão assinando o termo de posse na Secretaria de Estado da Segurança Pública (SESP). “Este é um passo importante tomado pelo Governo para reduzir o déficit de profissionais em todas as regiões do Estado”, comenta o presidente da Comissão de Segurança Pública do Paraná, deputado Mauro Moraes.
Até o dia 17 de março, todos os novos delegados terão assinado o termo de posse. Em seguida, eles iniciam o curso de formação, que será ministrado na Escola Superior de Polícia Civil e tem aula inaugural prevista para o fim de março. Só depois disso, assumirão as delegacias para as quais serão designados.
A contratação dos delegados faz parte do projeto Paraná Seguro. Na última semana, além dos delegados, o governador também nomeou 2.212 policiais militares, além de 608 novos bombeiros. O programa é o primeiro planejamento específico para a área da segurança pública já feito na história do Estado.
Dezessete comarcas do interior passarão a contar agora com delegados efetivos. São elas São João do Triunfo, Mallet, Palmas, Clevelândia, Altônia, Santa Izabel do Ivaí, Cambará, Manoel Ribas, Iretama, Campina da Lagoa, Grandes Rios, Marilândia do Sul, Cândido de Abreu, Ampére, Nova Aurora, Terra Roxa e Santa Helena. Desta forma, todas as comarcas do Estado passarão a contar com um delegado de polícia. Serão designados ainda profissionais para reforçarem as subdivisões de policiais do interior e as delegacias especializadas da capital.
PARANÁ SEGURO – O reforço no contingente da Segurança Pública faz parte do programa Paraná Seguro, lançado em 2011 pelo governador Beto Richa. Desde então o governo estadual já incorporou mais de 10 mil profissionais dos quadros da Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Científica (Instituto Médico-Legal e Instituto de Criminalística) e Corpo de Bombeiros (contando com essa última convocação).