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24/02/2016

Moraes discute elaboração de edital para Concurso da Polícia Civil

A contratação de escrivães e investigadores de Polícia Civil compõe a pauta de temas a serem tratados pela Comissão de Segurança Pública da Assembleia Legislativa como emergenciais. Protocolo em trâmite no Executivo prevê abertura de apenas 250 vagas para escrivães.

“O último concurso para ingresso de policiais civis foi realizado em 2009. Desde então, a demanda por profissionais em delegacias cresceu muito em todas as regiões do Estado”, avalia o deputado Mauro Moraes, presidente da Comissão de Segurança Pública da Assembleia Legislativa.

Segundo o parlamentar, há hoje em delegacias um número insuficiente de escrivães, investigadores e papiloscopistas. “São peças importantes para o andamento de inquérito policial. Os novos delegados, que tomaram posse no mês de fevereiro, certamente terão uma dimensão da defasagem de profissionais”, comenta.

A última contratação de investigadores ocorreu em 2014, com candidatos selecionados em edital lançado em 2009. “Desde então, muitos escrivães e investigadores pediram a aposentadoria, aumentando ainda mais o déficit de pessoal”, diz.

O protocolo em trâmite no Executivo prevê a contratação de 250 escrivães. O documento atualmente se encontra na Secretaria da Fazenda. De acordo com Moraes, ainda é possível discutir com o governo a ampliação do número de vagas e também de cargos, incluindo investigadores e papiloscopistas. “A Comissão de Segurança vai discutir com o governo a necessidade do aproveitamento de um único edital, incluindo as despesas decorrentes de um concurso, para a formação de uma lista extensa de candidatos aptos a assumir a função quando houver disponibilidade financeira para contratação”, explica Moraes.