Informativo Semanal

Cadastre o seu e-mail para receber uma mensagem semanal.
02/03/2016

Unificação das polícias civis e militares não é consenso

Debatedores divergiram mais uma vez, durante audiência pública na Câmara dos Deputados, nesta terça-feira (1º), sobre a unificação das polícias civis e militares. O assunto é discutido há 25 anos e ainda não obteve resultados. Vários debates do mesmo assunto foram realizados desde o ano de 1991, não houve acordo e foi arquivada.

Não existem leis efetivas que garantam os direitos dos policiais civis e militares. Em toda a sua existência, a polícia não conhece um marco regulatório. Aumentam o financiamento para a área da saúde, mas esquecem da segurança pública. O Estado se omitiu e virou as costas para suas policias e para os destinatários dos serviços de segurança. Parte dos participantes concordaram no ponto sobre prioridades na categoria que devem ser resolvidas antes de uma possível unificação.

Alguns debatedores alegaram ser necessário apresentar mecanismos que viabilizam a maior integração das polícias visando sempre a segurança pública. Também foi destacado o potencial das polícias brasileiras para dar solução aos casos referidos a qualquer categoria policial, sem a necessidade de uma unificação.