Informativo Semanal

Cadastre o seu e-mail para receber uma mensagem semanal.
11/03/2016

Novos batalhões ampliam atuação da Polícia Militar no Interior

Com a contratação de novos policiais militares, o governador Beto Richa autorizou na última semana a criação de novos batalhões para reforçar a segurança em regiões estratégicas no interior do Paraná. As novas unidades obedecem a um planejamento técnico que mapeou as áreas mais suscetíveis e que necessitavam do incremento policial.

É o caso da região de Telêmaco Borba. Com o novo perfil socioeconômico da região dos Campos Gerais, transformada com o investimento da Klabin, o Estado implanta em Telêmaco Borba a sede do 26º Batalhão de Polícia Militar (BPM).

O novo batalhão vai atender dez cidades com população de mais de 200 mil moradores. Com isso, o efetivo policial na região passará de 130 policiais para 390. Além disso, serão repassadas mais viaturas e equipamentos.

Além de Telêmaco Borba, o batalhão vai atender Ortigueira, Imbaú, Curiúva, Figueira, Sapopema, Reserva, Tibagi, Ventania e Cândido de Abreu.

REGIÃO SUL - Outra região estratégica que ganha reforço policial é a de União da Vitória. A cidade passou a ser sede do 27º Batalhão de Polícia Militar (BPM), formado por três companhias, e que atenderá a 11 municípios da região. O efetivo policial no batalhão passará de 130 homens para 360 policiais. O novo BPM vai atender União da Vitória, Porto Vitória, Bituruna, General Carneiro, Paula Freitas, Cruz Machado, Mallet, Paula Frontin, São Mateus do Sul, Antônio Olinto e São João do Triunfo. Todos os decretos de criação do batalhão e alterações de companhias foram assinados pelo governador Beto Richa.

A criação dos batalhões de Polícia Militar faz parte do programa Paraná Seguro, que entre outras ações está o fortalecimento das forças de segurança. No dia 16 de fevereiro, Beto Richa nomeou 2.212 policiais militares e 608 bombeiros (além de 64 delegados), superando a marca de 10 mil policiais contratados desde 2011. Além disso, foram adquiridas 1.500 novas viaturas. Desde 2010, quando assumiu o governo em 2011, Richa ampliou o número de batalhões de área de 21 para 27 unidades.

FRONTEIRA – Com a criação do 26º Batalhão em Telêmaco Borba, a 3ª Companhia Independente de Polícia Militar, que tinha sede naquele município, foi transferida para Loanda, no Noroeste do Estado. A unidade vai atender 12 municípios da região, com 95 mil habitantes. Para combater o contrabando e o tráfico de drogas e armas na região de fronteira, o Governo do Paraná reforçou o e efetivo e fez um grande planejamento técnico para cobrir toda a região com unidades policiais.


FRONTEIRA - Ainda como parte de um plano integrado de segurança para a região, o Estado implantou há três anos o primeiro batalhão militar de fronteira do Brasil. A sede fica em Marechal Cândido Rondon, no Oeste do Paraná. O Batalhão de Fronteira, somadas todas as estruturas, atende a 139 municípios do Oeste e Sudoeste. A instalação da unidade refletiu na queda no número de homicídios, aumento de prisão de traficantes e apreensão de drogas.


PARANÁ SEGURO – O reforço na segurança, com mais estruturas da Polícia Militar no interior, faz parte do Paraná Seguro, programa estratégico do governo estadual, implantado em 2011, que reúne o maior investimento em segurança pública da história do Estado. Em fevereiro, o governador Beto Richa nomeou 2.884 novos policiais militares, bombeiros e delegados da polícia civil. Com isso, ultrapassa a marca de 10 mil policiais civis e militares contratados em cinco anos. Além do aumento do efetivo, foram adquiridas 1.500 novas viaturas e novos equipamentos para melhor aparelhar a polícia. O programa também inclui investimentos em inteligência e operações sistemáticas da polícia para apreensão de drogas e prisão de traficantes.

fonte: aenoticias