Informativo Semanal

Cadastre o seu e-mail para receber uma mensagem semanal.
23/03/2009

Moraes cobra urgência na nomeação de peritos

Aprovados no concurso de 2007 procuraram o presidente da Comissão de Segurança Pública da Assembléia Legislativa, deputado Mauro Moraes (PMDB), para que o parlamentar intervenha a favor dos concursados. “O concurso já foi realizado e existe um prazo para que os aprovados sejam chamados. Há uma grande demanda de profissionais tanto no Instituto de Criminalística quanto no Instituto Médico Legal, em todas as suas subdivisões. Essas nomeações devem ocorrer o quanto antes”, cobrou Moraes.
O governo abriu concurso para completar o quadro da policia científica em maio de 2007. Em seguida, foi feito um pedido de abertura de novas vagas para o quadro próprio de peritos. Mesmo com o resultado homologado, as nomeações ainda não foram feitas, o que tem prejudicado o trabalho nos dois institutos. Dos 169 peitos aprovados, 129 aguardam o chamamento. “A situação da policia científica no Paraná é delicada e necessita da contratação imediata de pessoal”, disse Moraes.
O IML de Curitiba, por exemplo, está sob intervenção do governo desde fevereiro do ano passado. “Essa medida foi necessária para organizar sua estrutura. No entanto, o trabalho no IML continua comprometido, pois ainda carece de profissionais”, comentou. A unidade de Curitiba é a mais prejudicada, pois é responsável por dez a 15 necropsias realizadas por dia. Além disso, também é responsável por outras demandas, como a verificação de abortos, estimativa de idade e exames de toxicologia. Em média, são 80 a 100 atendimentos na esfera criminal por dia.


Cronograma do Concurso
Maio de 2007 - Editar de abertura do concurso
Fevereiro de 2008 - Intervenção do IML de Curitiba
Abril de 2008 - Aumento das vagas do Quadro Próprio de Peritos Oficiais
Novembro de 2008 - Homologação do resultado final
Fevereiro 2009 - Protocolo com pedido de nomeação de 129 peritos oficiais