Informativo Semanal

Cadastre o seu e-mail para receber uma mensagem semanal.
09/10/2007

Encargos trabalhistas levam à informalidade 50 milhões

O parlamentar lembrou que a informalidade é mais prejudicial ao trabalhador do que ao empregador e que os direitos trabalhistas, conquistados ao longo do tempo, são perdidos, criando um círculo vicioso prejudicial a toda a economia de mercado. O empregado que não tem seus direitos garantidos não tem como comprovar renda e fica, na maioria das vezes, impedido de comprar um bem a prazo. Com isto, perde o comércio e também a indústria, pois o setor terciário fará menos encomendas, explica Moraes.

Na opinião do deputado, o governo federal deveria abrir um diálogo franco entre empresários e trabalhadores para juntos rediscutir a legislação trabalhista. “Cabe ao governo, rever sua postura, no tocante à carga tributária incidente sobre as empresas”, criticou Moraes, que entende que os sindicatos também precisam fazer algumas concessões para que uma negociação atenda às duas partes.

“Precisamos gerar mais empregos e a forma mais rápida de alcançarmos este objetivo é reavaliar a situação de todos os ângulos e diminuir os encargos trabalhistas”, concluiu.