Informativo Semanal

Cadastre o seu e-mail para receber uma mensagem semanal.
27/04/2017

Plano de Carreira para Praças é tema urgente, afirma Moraes

O presidente da Comissão de Segurança Pública da Assembleia Legislativa, deputado Mauro Moraes, voltou a defender, nesta quinta-feira, a discussão urgente de um Plano de Carreira para Praças da Polícia Militar do Paraná. Segundo o parlamentar, a falta de incentivo tem sido responsável pela redução gradual e preocupante do efetivo policial.

Moraes argumenta que vários estados brasileiros já discutem melhorias nos critérios para promoção de Praças, com destaque para a antiguidade. “Se um policial tem bom comportamento e possui experiência com o tempo de trabalho, evidentemente ele merece avançar na carreira. Condicionar sua promoção a um concurso interno, que pode levar mais de um ano para acontecer, é desestimular um policial no desempenho de sua função logo quando promovido a soldado de 1ª classe”, comenta.

De acordo com o deputado, dois projetos discutindo a implantação de uma carreira única para a PM foram protocolados na Assembleia Legislativa, mas arquivados em decorrência da inconstitucionalidade. “Apenas o Poder Executivo e o Comando da PM podem propor alterações desta espécie”, explica o parlamentar.

Entretanto, Moraes tem insistido na discussão do tema com as tropas da PM. “Precisamos ouvir dos Praças quais são as sugestões e críticas a respeito da implantação da carreira única”, sugere a realização de uma audiência pública.