Um projeto de lei aprovado pelo Legislativo ainda no ano de 2014 prevê uma importante reestruturação do Corpo de Bombeiros ainda não implantada pelo Governo do Estado: a criação de Comandos Regionais de Bombeiro Militar, estrutura semelhante a existente na Polícia Militar.
De acordo com o presidente da Comissão de Segurança Pública da Assembleia Legislativa, deputado Mauro Moraes, a proposta de implantação de Comandos Regionais para o Corpo de Bombeiros é uma demanda antiga da corporação. A matéria que estabelece sua criação foi sancionada pelo Poder Executivo, mas na prática ainda não existe.
Moraes, que na época foi relator da matéria, destaca a importância de tirar do papel uma lei essencial e que foi amplamente debatida entre Governo e Oficiais do Corpo de Bombeiros. Além dos CRBMs, a matéria também prevê criação de Subgrupamentos independentes (SGBIs). “A proposta beneficia a todos, desde soldados, Oficiais e, principalmente, a população paranaense”, frisa o parlamentar.
O projeto cria três Comandos Regionais: o 1º CRBM, com sede em Curitiba, atuando em Curitiba, Região Metropolitana, Litoral e sudeste do estado; o 2º CRBM, com sede em Londrina, respondendo pelas regiões norte e noroeste do estado e o 3º CRBM, com sede em Cascavel, atuando nas regiões oeste, noroeste e sudoeste.