Informativo Semanal

Cadastre o seu e-mail para receber uma mensagem semanal.
23/10/2017

Moraes cobra implantação de Comandos Regionais do Corpo de Bombeiros

Um projeto de lei aprovado pelo Legislativo ainda no ano de 2014 prevê uma importante reestruturação do Corpo de Bombeiros ainda não implantada pelo Governo do Estado: a criação de Comandos Regionais de Bombeiro Militar, estrutura semelhante a existente na Polícia Militar.

De acordo com o presidente da Comissão de Segurança Pública da Assembleia Legislativa, deputado Mauro Moraes, a proposta de implantação de Comandos Regionais para o Corpo de Bombeiros é uma demanda antiga da corporação. A matéria que estabelece sua criação foi sancionada pelo Poder Executivo, mas na prática ainda não existe.

Moraes, que na época foi relator da matéria, destaca a importância de tirar do papel uma lei essencial e que foi amplamente debatida entre Governo e Oficiais do Corpo de Bombeiros. Além dos CRBMs, a matéria também prevê criação de Subgrupamentos independentes (SGBIs). “A proposta beneficia a todos, desde soldados, Oficiais e, principalmente, a população paranaense”, frisa o parlamentar.

O projeto cria três Comandos Regionais: o 1º CRBM, com sede em Curitiba, atuando em Curitiba, Região Metropolitana, Litoral e sudeste do estado; o 2º CRBM, com sede em Londrina, respondendo pelas regiões norte e noroeste do estado e o 3º CRBM, com sede em Cascavel, atuando nas regiões oeste, noroeste e sudoeste.