Informativo Semanal

Cadastre o seu e-mail para receber uma mensagem semanal.
05/12/2017

Para Moraes, apenas mobilização pode garantir realização de concurso PM/BM

O presidente da Comissão de Segurança Pública da Assembleia Legislativo, deputado Mauro Moraes, conclama a todos os jovens interessados em integrar os quadros da PM e BM do Paraná a participar de uma grande mobilização em torno da abertura do edital para concurso público para Soldados. De acordo com o parlamentar, apenas o engajamento de candidatos em potencial poderá sensibilizar o governo a autorizar a realização do processo de seleção.

“Existe um protocolo em tramitação para a abertura do edital. Entretanto, como não há concordância dentro do Governo a respeito da realização de quaisquer concursos públicos, é preciso uma grande mobilização por parte dos interessados neste processo para que o Governador Beto Richa tenha a noção do número de jovens que desejam contribuir com a segurança pública do Paraná”, afirma Moraes.

Ainda de acordo com Moraes, os argumentos apresentados até agora por setores do Governo para postergar a abertura do edital são frágeis. O concurso não trará despesa alguma para os cofres do Estado. Muito pelo contrário, o volume de inscrições gera receita.

Além da arrecadação gerada com as inscrições, o parlamentar destaca ainda que qualquer adiamento no lançamento do edital tem repercussão direta sobre o efetivo policial atual. “São várias etapas durante a seleção dos candidatos, passando pela formação até a experiência na rua, quando de fato teremos esses novos policiais no efetivo. Até lá, teremos mais baixas e aposentadorias, uma perda anual que gira em torno de 1500 e 2000 homens. Sem a inclusão de novos policiais até meados de 2018, a segurança no Paraná ficará comprometida”, alerta o deputado.