19/02/2018
Moraes cobra substituição urgente de coletes vencidos
Preocupado com a grande quantidade de coletes balísticos vencidos utilizados pelas forças policiais do Paraná, o presidente da Comissão de Segurança Pública da Assembleia Legislativa, deputado Mauro Moraes, voltou a cobrar do Governo do Estado celeridade na licitação para a compra de equipamentos, medida necessária para a substituição do material que já está com garantia de qualidade vencida.
De acordo com levantamento feito pelas próprias forças de segurança, cerca de 7 mil coletes balísticos já estão vencidos. Em breve, um segundo lote também terá sua validade expirada. “Ou seja, teremos mais de 10 mil policiais correndo risco de morte”, alerta o parlamentar.
Para fazer frente ao número de policiais que utilizam este importante equipamento de segurança, o governo teria que abrir licitação para a compra de pelo menos 20 mil coletes. A Secretaria de Estado da Segurança Pública (SESP) já deu início ao processo de compra, mas ainda não há uma definição em torno da quantidade a ser adquirida.
“O crime organizado está aparamentado com tecnologia. Temos que equipar nossos policiais com ferramentas de qualidade. Os coletes balísticos são apenas um dos itens a serem adquiridos. É preciso correr contra o tempo para garantir a segurança de nossos profissionais”, alerta Moraes. De acordo com o parlamentar, muitos batalhões já trabalham com o esquema de “rodízio” de coletes.