Informativo Semanal

Cadastre o seu e-mail para receber uma mensagem semanal.
20/03/2018

20º BPM está sob novo comando

O 20º Batalhão da Polícia Militar do Paraná agora está sob o comando do Major Mário Henrique do Carmo. A solenidade de passagem ocorreu nesta terça-feira, pela manhã, com a presença do presidente da Comissão de Segurança Pública da Assembleia Legislativa, deputado Mauro Moraes. “Parabéns ao Tenente-Coronel Naasson Polak pelo excelente trabalho realizado e sucesso ao Major que assume função tão importante no combate ao crime na capital”, destacou o parlamentar durante o evento de troca de comando.


O 20º Batalhão de Polícia Militar originou-se da remodelação do Regimento de Polícia Montada. Até 2006 o RPMon era uma Unidade mista, composta por esquadrões hipomóveis e esquadrões motorizados, passando então a ser constituído unicamente por esquadrões hipomóveis. Sua área de atuação estava circunscrita ao Comando do Policiamento da Capital, sendo a partir dessa data, estendida a todo o território estadual. O 20ºBatalhão foi então criado sobreposto à antiga circunscrição territorial do RPMon.

A área de responsabilidade territorial do 20º Batalhão abrange toda a região leste de Curitiba, sendo constituída por 29 (vinte e nove) Bairros, distribuídos em em 135,993 Km², tendo uma população de 655.169 (seiscentos e cinquenta e cinco mil e cento e sessenta e nove) habitantes.

A OPM está dividida em quatro Subáreas, sendo elas de responsabilidade das 1ª, 2ª, 3ª e 4ª Companhias e mais duas UPS. O dia 4 de dezembro é considerado a data de aniversário de sua criação.

Sua primeira sede localizava-se na Rua Paulo Setubal, 3030. No dia 21 de maio de 2012 sua sede foi remanejada e situa-se na Rua Carlos de Laet, 6335, no bairro Boqueirão.