Informativo Semanal

Cadastre o seu e-mail para receber uma mensagem semanal.
12/04/2018

Retirada de presos das delegacias deve ser prioridade, cobra Moraes

Preocupado com a superlotação de presos em praticamente todas as delegacias de Polícia Civil no Paraná, o presidente da Comissão de Segurança Pública da Assembleia Legislativa, deputado Mauro Moraes, defende a construção de presídios, conforme proposta apresentada pelo programa Paraná Seguro.

“O Governo do Estado havia anunciado, anos anteriores, a construção de unidades prisionais e a transferência de toda população carcerária que está em delegacias para a prisão. No entanto, ainda faltam vagas em penitenciárias e as delegacias permanecem lotadas de presos, sobrecarregando policiais civis em tarefas que não são de sua competência”, alerta Moraes.

O parlamentar ressalta ainda que a construção de presídios está na pauta de propostas do pré-candidato ao Governo do Estado, Ratinho Jr. “Indiscutivelmente, é um tema que precisa ser assumido com responsabilidade e cumprido com seriedade. Estou certo de que Ratinho Jr. tem esse comprometimento com a população paranaense”, afirma.

Em 2017, cerca de mil presos fugiram de delegacias do Paraná. Uma das causas da superlotação nas delegacias é o aumento no número de prisões. No primeiro semestre do ano passado o aumento foi de 6%, se comparado ao mesmo período de 2016. Foram 3.779 prisões a mais, e 27% cumprimentos de mandados judiciais, ou seja 2730 pessoas acordo com a Sesp. “A polícia não vai deixar de fazer parte dela imaginando não existir vaga em presídio”, ironiza Moraes.