Informativo Semanal

Cadastre o seu e-mail para receber uma mensagem semanal.
03/07/2018

Moraes reapresenta projeto que permite cassação de deputado por iniciativa popular

Um projeto polêmico de autoria do deputado Mauro Moraes (PSD) volta a tramitar na Assembleia Legislativa a partir desta terça-feira (03). Trata-se de uma Ação Revocatória de Mandato de Representação Popular que garante ao cidadão paranaense a oportunidade, através de um Ato de Iniciativa Popular, de cassar o mandato de um deputado estadual. A matéria ainda aguarda um parecer da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Casa.

A matéria, que foi apresentada pela primeira vez em 2009 por Moraes, oferece ao eleitor uma proteção caso seu voto não seja honrado pelo candidato eleito. “Se a população entender que a representação da soberania exercida pelo voto secreto não mais está representando a vontade popular, haverá um mecanismo capaz de garantir a justiça ao eleitor”, justifica o parlamentar. A Ação Revocatória de Mandato de Representação Popular consiste na apresentação de petição escrita à Mesa da Assembleia, subscrita por no mínimo 60% da votação do deputado, distribuída pelo menos por cinco municípios dos efeitos do parlamentar.

De acordo com o autor, a proposta é uma medida moralizadora na política estadual. O parlamentar decidiu retomar o assunto após tantos episódios envolvendo políticos em esquema de corrupção. “Quando a forma tradicional de representação popular não faz sua parte, cabe ao povo exercer seu poder de forma direta”, defende Moraes.