Informativo Semanal

Cadastre o seu e-mail para receber uma mensagem semanal.
17/09/2018

Mauro Moraes defende “recall” de deputados

Um projeto polêmico proposto pelo deputado Mauro Moraes, em trâmite na Assembleia Legislativa, prevê que através de um Ato de Iniciativa Popular será possível cassar o mandato de um deputado estadual quando parcela da população julgar necessário. A proposta oferece ao eleitor uma proteção caso seu voto não seja honrado pelo candidato eleito.

“Enfrentamos uma grave crise econômica e também ética. No Brasil há milhares de desempregados e de cidadãos que contribuíram para a previdência social e não conseguem obter o benefício. Resolver essas questões compete aos Poderes constituídos. Por isso é importante que a população exija de seus representantes propostas para acabar com mordomias e privilégios conferidos exclusivamente a membros do Executivo, Legislativo e Judiciário", justifica Moraes.

Como funciona

A Ação Revocatória de Mandato de Representação Popular consiste na apresentação de petição escrita à Mesa da Assembleia, subscrita por no mínimo 60% da votação do deputado, distribuída pelo menos por cinco municípios dos efeitos do parlamentar.