Informativo Semanal

Cadastre o seu e-mail para receber uma mensagem semanal.
14/05/2009

AUDIÊNCIA DISCUTE BASE LEGAL PARA CONSELHOS DE SEGURANÇA

A Assembleia Legislativa, através da Comissão de Segurança Pública, presidida pelo deputado Mauro Moraes (PMDB), sediou na manhã desta quarta-feira (13), no Plenarinho, audiência pública com o tema “Segurança Pública: Sociedade e Poder Público – Unidos para Discutir os Problemas e Soluções”.

A audiência, em parceria com a Fundação Força Trabalhista do Paraná (Fotrapar) e o Conselho Comunitário de Segurança da CIC (Conseg-CIC), faz parte de um ciclo de debates promovido pela Comissão de Segurança, com a participação da sociedade e entidades do setor, bem como representantes das polícias civil e militar, para discutir medidas a serem tomadas para reduzir os índices de criminalidade no estado do Paraná.

Ao abrir os trabalhos, o deputado Mauro Moraes destacou que a questão da segurança pública é preocupante e envolve todos os poderes – municipal, estadual e federal -, bem como toda a população, que sofre diretamente e diariamente com a inversão de valores que existe atualmente, “os cidadãos que trabalham e pagam impostos estão trancando dentro de casa, e os bandidos, infelizmente, estão transitando livremente pelas ruas”, salienta.

Moraes complementa ressaltando que 78% dos crimes contra a vida e o patrimônio têm origem nas drogas, principalmente no uso de crack, e que 80% da drogas tem origem nas fronteiras do Paraná.

Para Walter Cezar, presidente da Fotrapar e do Conseg-CIC, “a iniciativa da audiência pública merece aplausos, pois aqui estamos ouvindo e identificando, através dos formulários preenchidos pelos participantes, reclamações e também sugestões de soluções”.

Cezar sugeriu na audiência para que o Decreto Estadual nº 1790/2003, que regulamenta a criação dos conselhos comunitários de segurança no Paraná, seja transformado em lei. “Sob o regime da lei, os conselhos poderão trabalhar de forma funcional e adequada na prevenção da criminalidade”, completa.

O deputado Edson Strapasson (PMDB), que também participou da audiência, considera iniciativa é importante e essencial para detectar onde estão os principais problemas da segurança pública, destacando que “a população se preocupa hoje mais com segurança do que a com a saúde”.

As próximas reuniões da Comissão de Segurança, segundo Mauro Moraes, será no CIC (Cidade Industrial de Curitiba e posteriormente nos bairros que apresentam maior índice de criminalidade.

Também participaram da audiência, Noemia Rocha, vereadora de Curitiba; Ubirajara Maristany, secretário municipal do Trabalho de Paranaguá; Isabel Kugler Mendes, representando a Comissão dos Direitos Humanos da OAB-PR; Vilson Alves de Toledo, representando o delegado geral da Polícia Civil do Paraná, Dr. Jorge Azor; Paulo Paiakan, da assessoria do prefeito de Curitiba, Beto Richa e Cícero de Araújo, representante do Sindicato das Empresas de Segurança Privada do Estado do Paraná (Sindesp-PR).


fonte: assessoria Alep