Informativo Semanal

Cadastre o seu e-mail para receber uma mensagem semanal.
08/06/2009

Comissão de Segurança não descarta convocação de Delazari

A Comissão de Segurança Pública da Assembleia Legislativa enviou um novo oficio ao secretario de Segurança Pública, Luiz Fernando Delazari, reiterando o pedido de informações sobre as estatísticas relacionadas à criminalidade no Paraná. Segundo o presidente da comissão, deputado Mauro Moraes (PMDB), caso não seja ao menos marcada uma data para que as dúvidas sejam esclarecidas aos deputados, Delazari será convocado pela comissão.
De acordo com o oficio encaminhado ontem, o chefe da Pasta tem o prazo de 20 dias para que todas as dúvidas referentes aos números da violência sejam entregues aos deputados membros da comissão. Segundo Moraes, a ausência de dados oficiais e respostas diretas da secretaria tem dificultado o andamento das audiências públicas promovidas pela Casa em várias cidades do interior, região metropolitana de Curitiba e também na capital. Em todos os encontros, a população tem cobrado explicações da SESP sobre quais medidas deverão ser tomadas para coibir a violência em todo o Paraná.
“A secretaria precisa dizer com precisão quais os crimes mais praticados no estado e quais as regiões mais vulneráreis. Além disso, também precisa deixar claro quais medidas pretende adotar para coibir a criminalidade”, comentou o presidente da comissão.
Moraes também pretende ouvir da secretaria os motivos que levaram o governo a desativar os módulos policiais. Segundo o parlamentar, em todos os locais em que a comissão realizou audiências a população cobrou a reativação dos módulos. Outra cobrança comum dos paranaenses é o policiamento nas ruas. “A SESP tem que dizer exatamente de quantos veículos dispõe para fazer o policiamento de ruas e o número de efetivo empregado nesta tarefa, levando em consideração que os policiais trabalham em três turnos”, cobrou.
Entrevista
Moraes repercutiu a entrevista feita com Delazari pela rádio BandNews, ontem. Segundo o parlamentar, boa parte do discurso do secretário “não condiz com a realidade”.