Informativo Semanal

Cadastre o seu e-mail para receber uma mensagem semanal.
24/06/2009

Moraes cobra votação de projeto que extingue taxa de vestibular

O deputado Mauro Moraes lamentou a demora com que o projeto que isenta alunos da rede pública de ensino do pagamento da taxa do vestibular em faculdades públicas no Paraná, de sua autoria, vem tramitando na Assembleia Legislativa. Segundo o parlamentar, a proposta poderia beneficiar estudantes ainda este ano.
A medida prevê a gratuidade para a prova de ingresso em faculdades e universidades subsidiadas pelo governo estadual para alunos que concluíram o ensino médio na rede estadual de ensino. De acordo com o autor da matéria, muitos estudantes não participam do processo seletivo devido à falta de recursos financeiros para o pagamento da taxa de vestibular. Em muitos casos, ressalta o parlamentar, “o vestibulando também tem que arcar com as despesas da viagem até o local em que a prova será realizada. Isso exclui concorrentes do interior que teriam chances de passar na prova”.
Moraes argumenta ainda que a clientela da escola pública estadual é oriunda, em sua maioria, de famílias de baixa renda, que não tiveram condições de pagar os estudos de seus filhos em escola particular, o que dificulta sua colocação na disputa por vagas no ensino superior público. “Parece incoerente, mas é isso que ocorre. A maioria dos estudantes selecionados em instituições públicas possui renda superior a dos alunos que concluíram o segundo grau em escolas públicas”, pontuou. Para ter uma chance maior na seleção, estudantes oriundos da rede estadual são obrigados a prestar vários vestibulares.