Informativo Semanal

Cadastre o seu e-mail para receber uma mensagem semanal.
18/10/2007

Deputado acredita que prevenção da agressão infantil pode diminuir criminalidade

Presidente da Comissão de Segurança Pública da Assembléia Legislativa, o deputado Mauro Moraes, acredita que a inibição à violência deve começar em casa, evitando castigos corporais aos filhos pelos pais. Estatísticas recentes revelam que a primeira causa de morte de meninos e meninas com até 6 anos no Brasil , são os acidentes e agressões. E segundo os órgãos pesquisadores, apenas 10% dos casos de agressões são denunciados. O disque-denúncia de Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes (Disque 100) recebeu, somente neste ano, quase 15 mil denúncias de violência física e psicológica contra crianças.

Para o parlamentar estes dados podem ser considerados como alarmantes e o trabalho de conscientização contra a violência deve começar com os pais, parentes e responsáveis pela educação e guarda de crianças. “Se conseguirmos prevenir parte desta violência, teremos conscientizado e humanizado um segmento considerável de cidadãos, para o presente e futuro”, garante Moraes. Em sua opinião, o combate aos maus-tratos contra meninos e meninas na infância, pode dar visibilidade ao real número de casos e acabar com a cultura de permissividade ao uso da violência como forma de educar.

Com a possibilidade de realizar atividades pelo setor público nesta direção, o deputado entende que somente a denúncia não basta, uma vez que se o agressor for punido e a criança enviada a um abrigo por alguns anos, quando retornar à casa, só para dar um exemplo, encontrará a mesma situação violenta.