Informativo Semanal

Cadastre o seu e-mail para receber uma mensagem semanal.
03/08/2009

PMDB nacional abre precedente para que descontentes deixem a legenda

A decisão da direção nacional do PMDB de não cobrar na justiça o mandato dos peemedebistas que desejam deixar a sigla por descontentamento foi bem recebida pelo deputado Mauro Moraes. No último dia 22, o parlamentar entrou com uma ação declaratória sobre justa causa no TRE para sair da legenda.
Consciente do descontentamento de filiados ao partido no Senado e na Câmara dos Deputados, a cúpula nacional do PMDB decidiu dar “carta branca” para que os insatisfeitos deixem a sigla sem que isso resulte na perda de mandato. Na avaliação de Moraes, a promessa abre precedente para os descontentes no Paraná.
Moraes, que é vítima de perseguição dentro do partido, afirmou que a decisão anunciada em Brasília é um alento para vários políticos que não estão confortáveis dentro do partido. “No meu caso há um agravante. Além de não concordar com o partido em vários pontos, venho sofrendo perseguição”, disse. Segundo o parlamentar, sua postura independente em relação ao Executivo vem resultando em uma perseguição constante por parte da legenda, que já o destituiu de cargos importantes na Assembleia Legislativa como a presidência da comissão de Segurança Pública. Moraes também foi substituído na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Casa. “Foi um fato inédito no legislativo. Nunca um partido destituiu um parlamentar de um cargo por insubordinação a um outro Poder”, comentou.