Informativo Semanal

Cadastre o seu e-mail para receber uma mensagem semanal.
22/08/2007

Projeto que isenta motos do pedágio deve ser votada já

Pesquisas recentes revelam que as vantagens apresentadas pelas motos a seus usuários, principalmente no que diz respeito a economia de gasolina, vêm trazendo cada vez mais adeptos a este meio de transporte. A maioria das motos em circulação são as de 125 cilindradas, cuja leveza não compromete as estradas por onde circula, a principal justificativa do presente projeto. Estas motos menores normalmente fazem parte de uma frota de empresas que contratam motoboys para a prestação de pequenos (mas importantes) serviços de entrega à população. As motos maiores, conhecidas como estradeiras, tem mais de 220 cilindradas. “Seus usuários se utilizam durante o final de semana em viagens, em grupos, normalmente”, explica.

Outros cuidados

Para se ter uma noção da importância que as motos estão tomando no dia-a-dia das médias e grandes cidades, houve um aumento de 40% na venda destes veículos.”Mas existe um outro ponto a ser destacado: o alto índice de acidentes com motos, principalmente aquelas usadas pelos motoboys, cuja principal característica é a velocidade”, informou.

Para tentar diminuir os índices de acidentes no trânsito com as motos é importante que as empresas se conscientizem da necessidade de promoverem programas de prevenção de acidentes, onde são realizadas palestram sobre sinais de trânsito, técnicas de pilotagem em ruas muito movimentadas, orientação sobre capacetes mais seguros, velocidade que deve ser controlada, além do cuidado na contratação exigindo e testando a perícia do piloto e outros itens. “Empresas que têm estes programas a oferecer gratuitamente a seus funcionários, já conseguiram diminuir em até 80% o número de acidentes com motos”, concluiu Moraes.