Informativo Semanal

Cadastre o seu e-mail para receber uma mensagem semanal.
31/03/2010

Paraná é referência em criminalidade e desatenção com segurança pública

Segundo dados divulgados pelo Instituto Sangari, com base em informações coletadas no Subsistema de Informações de Mortalidade do Ministério da Saúde, o Paraná é listado como um dos estados com maior índice de proporção de assassinatos por habitantes. “A pesquisa confirmou o que vínhamos falando: a violência bate recorde no Paraná e vivemos uma onda de criminalidade nunca antes imaginada”, disse o deputado Mauro Moraes (PSDB), coordenador dos movimentos “Paraná Sem Violência” e “Curitiba Sem Violência”.
Preocupado com a escalada desenfreada da violência, principalmente em Curitiba, Moraes alerta para o risco de índices ainda mais preocupantes, caso não sejam tomadas medidas mais rígidas de combate à violência. “Vale lembrar que até o ano passado o Paraná ocupava a 14º colocação no ranking da violência. Hoje ocupamos o lamentável 9º lugar”, comentou. No caso da capital, por exemplo, o número de homicídios duplicou em apenas dez anos. Enquanto no Brasil o número de homicídios durante essa década aumento 17,8%, no Paraná o crescimento foi de 96,2%. “É uma dado muito preocupante e visível para toda a população”, disse o deputado.
Moraes voltou a insistir na ampliação de recursos na área de segurança para combater a criminalidade, como fizeram os estados de São Paulo e Rio de Janeiro. Os dois entes federais sempre se destacaram pelos altos índices de violência. No entanto, como passaram a destinar mais recursos para o setor, as capitais dos dois estados reduziram drasticamente o número de homicídios.