Informativo Semanal

Cadastre o seu e-mail para receber uma mensagem semanal.
19/08/2010

Comprovado: polícia na rua é sinônimo de segurança

“O Movimento já havia alertado as autoridades quanto a necessidade de ampliação do efetivo para garantir presença permanente da polícia nas ruas. Contudo, o governo nunca quis atribuir o crescimento da criminalidade à redução dos investimentos em segurança”, diz Mauro Moraes, presidente do Movimento Paraná Sem Violência. “Agora é preciso intensificar esse trabalho e aumentar os recursos destinados ao setor para tirar o Paraná desse caos”, comentou.

No último final de semana, 390 policiais militares e 155 viaturas da Companhia de Operações e Eventos, da Companhia de Polícia de Choque, dos batalhões da Capital (12°, 13°, 20°), do 17° da Região Metropolitana, do Regimento de Polícia Montada Coronel Dulcídio, do Batalhão de Polícia de trânsito (BPTran) e do grupamento Aéreo foram para os bairros de Curitiba e municípios vizinhos. Resultado: queda na quantidade de ocorrências. “Já havíamos alertado o governo sobre a necessidade de medidas mais rígidas. Foi preciso o Paraná assumir as primeiras colocações no ranking da violência para o governo reagir?”, questionou Moraes.

A operação foi dinâmica, ou seja, começou em um bairro e seguiu para outros, como um arrastão ou cerco policial. Os bairros que receberam a operação foram Cajuru, Cidade Industrial de Curitiba (CIC), Sítio Cercado, Tatuquara e Santa Quitéria, além de São José dos Pinhais, na RMC.