Informativo Semanal

Cadastre o seu e-mail para receber uma mensagem semanal.
30/08/2010

SUS causa pânico entre os usuários de Curitiba

A carência de especialistas em hospitais credenciados pelo SUS tem colocado usuários e familiares de pacientes em estado de alerta. A demora para conseguir atendimento tem feito vítimas fatais em toda a capital e região metropolitana.

Em muitos casos, a consulta com um especialista pode demorar mais de 6 meses. E para quem precisa passar por cirurgia a situação é ainda mais complicada. A espera é de no mínimo um ano em hospitais como o HC (Hospital de Clínicas), Evangélico e Cajuru (neste caso o paciente espera até 3 anos e meio). “São casos em que o paciente pode morrer dentro de seis meses, como o câncer”, comenta Mauro Moraes.

Uma das alternativas sugeridas por Moraes para aliviar os problemas causados pela ineficiência do SUS é a compra de Ambulâncias e UTI móveis pelo município. “Não é uma medida capaz de resolver os problemas mais graves, como a falta de leitos e equipe médica, mas é capaz de prestar atendimento em casos urgentes”, diz. As únicas ambulâncias que atendem Curitiba são as do Samu (federais) e do Siate (bombeiros).

Outro problema relatado por Moraes é a falta de profissionais na área da cirurgia ortopédica e a longa fila de espera para fisioterapia, uma demora que pode levar até dois anos. “A espera não poderia ser superior a 10 dias”, diz.