Informativo Semanal

Cadastre o seu e-mail para receber uma mensagem semanal.
19/10/2010

Legislativo tem a obrigação de discutir o fim de regalias para ex-governadores, diz Moraes

Autor da proposta de emenda à Constituição (PEC) que põe fim à concessão de novos benefícios previdenciários para ex-governadores do Estado do Paraná, Mauro Moraes promete retomar no Legislativo a briga pela inclusão da matéria na pauta da Ordem do Dia da Casa. Segundo Moraes, a medida vem beneficiando quem nunca contribuiu com repasses ao Paranaprevidência.

Em compensação, o funcionalismo público estadual teme pelo futuro do Serviço Social Autônomo, que corre o risco de sofrer um colapso devido ao crescimento do número de beneficiários, enquanto o Legislativo faz pouco caso com uma medida que pode reduzir as despesas do fundo.

Segundo Moraes, a medida pode evitar que novas aposentadorias seja m concedidas a quem ocupou, mesmo por alguns meses, o cago de governador do Estado. “São alguns milhões ao ano que o Paraná irá economizar”, justifica. Além disso, vale ressaltar que os recursos utilizados para essas generosas aposentadorias, que correspondem aos maiores salários pagos na Esfera Pública, como desembargadores e juízes, saem do bolso dos servidores que recebem baixos salários e que contribuem com fundo com muito sacrifício. “São professores, funcionários da saúde, policiais, entre outras categorias que irão pagar do próprio bolso uma gorda aposentadoria para um ex-governador que queira requerer o benefício sem nunca ter contribuído com o sistema”, comenta Moraes.