07/12/2010
Delegacias do Paraná: em cela que cabe 8 tem 28
É parte da herança que o PMDB deixa para Beto Richa depois de oito anos de desgoverno.
A comitiva de dirigentes do Sinclapol (Sindicato das Classes Policiais Civis do Paraná) percorreu, nesta segunda-feira (6) quatro municípios paranaenses inclusos no roteiro de viagens pelas delegacias de polícia do Estado. O grupo esteve nas cidades da Lapa, Cantagalo, Laranjeiras do Sul e Guarapuava.
O objetivo é fazer um diagnóstico da atual situação das carceragens no Paraná, com base em informações coletadas durante as visitas de inspeção. O material servirá para a produção de um vídeo institucional, registro fotográfico, documental e coleta de depoimentos.
O relatório será aplicado para divulgar os casos de superlotação das celas das delegacias à imprensa, autoridades públicas e sociedade civil organizada.
Outro agravante é que os policiais civis têm desvio de função porque cumprem uma atividade de responsabilidade do sistema penitenciário. “Não é responsabilidade dos policiais cuidarem de presos condenados, o que acaba os sobrecarregando e causando desvio de função”, completou.
A “expedição” da comitiva de dirigentes do Sinclapol segue ainda para a região centro-oeste do Paraná, nos próximos dias. Outro grupo visitará as delegacias do litoral e Região Metropolitana, com a finalidade de fazer um verdadeiro raio-x do problema.