Informativo Semanal

Cadastre o seu e-mail para receber uma mensagem semanal.
10/03/2011

Falta de peritos pode atrasar trabalho da CPI dos Grampos

Com um contingente de apenas 173 peritos, a polícia científica ainda não estabeleceu um prazo para a entrega de um relatório sobre o material aprendido nas dependências do Legislativo no início do mês de fevereiro. Os técnicos do Instituto de Criminalista já iniciaram a análise do aparelho utilizado supostamente para a escuta telefônica na presidência e primeira secretaria da Casa.

Embora sem uma conclusão a respeito da finalidade do equipamento, os deputados convidaram Lima para participar da reunião da comissão na próxima semana. Segundo o relator da CPI, deputado Mauro Moraes (PSDB), mesmo sem uma avaliação mais precisa sobre o material apreendido, a Casa pretende ouvir do convidado informações sobre como a avaliação do aparelho será conduzida e de que forma o Legislativo pode ajudar no processo. “Sabemos das dificuldades da policia científica, mas precisamos ouvir profissionais experientes para estabelecer uma direção para a CPI”, afirmou. Além do diretor do Instituto de Criminalística, a comissão convidou o sócio e representante da Embrasil, Jéferson Nazário. A empresa foi responsável pela descoberta do aparelho.

Moraes lamentou a defasagem do contingente de peritos e seu efeito sobre a demanda em todo o estado. A CPI possui 120 dias prorrogáveis para apresentar um relatório a respeito da investigação, por isso a pressa em conhecer o resultado da perícia conduzida pela policia científica. “Vamos correr contra o tempo, mas também temos consciência de que as prioridades não podem ser ignoradas”, comentou. O contingente disponível é responsável pela produção de prova material de crimes que envolvem crianças e adolescentes, réus presos em flagrantes, entre outros.

Defasagem

De acordo com a chefe da divisão técnica do Instituto de Criminalística da Capital, Joice Malakoski, para acompanhar a demanda existente hoje, o Paraná precisaria de 400 novos peritos. Os profissionais da policia cientifica do Paraná são responsáveis por diversos serviços, que vão desde exames de DNA até a vistoria de locais em que ocorreram crimes. No caso do material coletado na Assembléia Legislativa, os peritos dificilmente conseguiriam entregar o trabalho dentro de 15 dias. “Temos grande quantidade de trabalho e falta de contingente. O resultado é que não conseguimos concluir perícias dentro de um tempo hábil”, disse. A perita afirmou que, para entregar um relatório para a CPI, não está descartada a possibilidade de uma parceria com universidades.