Informativo Semanal

Cadastre o seu e-mail para receber uma mensagem semanal.
18/03/2011

“Estatuto da Polícia Civil será incluído em plano de segurança do governo”, promete secretário, Reinaldo de Almeida César

Segundo o secretário, um diagnóstico da atual situação da Polícia Civil será entregue ao governador Beto Richa (PSDB), até o final deste mês (março) e no começo de abril. Além disso, será feito o pedido de um decreto formando uma comissão para finalizar o novo estatuto, incorporado ao plano de ações da área de segurança. A comissão terá as datas estabelecidas, de início e término, para aplicação das mudanças.

A promessa foi feita em reunião, na sede da Secretaria Estadual de Segurança (Sesp) com o presidente do Sinclapol, André Gutierrez, o presidente da União da Polícia Civil, Wilson Villa e o presidente do Sindipol, Ademilson A. Alves Batista. O plano inclui as principais ações e investimentos planejados pelo governo do estado para melhorar o setor de segurança pública no Paraná, pelos próximos quatro anos, tempo de gestão administrativa.

Segundo o presidente do Sinclapol, André Gutierrez, o projeto do novo estatuto engloba, pelo menos, quatro itens considerados fundamentais para a valorização da categoria e a reorganização funcional da instituição Polícia Civil. São eles: aumento do efetivo policial; recomposição salarial; ascensão funcional; configuração do Conselho da Polícia Civil, o que propiciaria o funcionamento ininterrupto das delegacias de policiais e distritos policiais. “A implantação do novo Estatuto da Polícia Civil, será fundamental para modernizarmos a instituição e definirmos de uma vez por todas a questão salarial”, destacou Gutierrez.

Ontem, o secretário de Segurança Pública, Reinaldo de Almeida César, reafirmou o interesse pessoal e do governo do Estado, em modernizar a estrutura da Polícia Civil. “Vamos trabalhar no governo pela recomposição administrativa da Polícia Civil. Tenho interesse em dar sequência à gestão da segurança pública, incluindo a instituição da Polícia Civil, porque esse é o momento propício para reestruturar o setor”, avaliou.

O presidente da União dos Policiais Civis, Wilson Villa, destacou a importância da Polícia Civil na área de segurança pública do Paraná. “A Polícia Civil precisa passar por uma reestruturação ampla, para melhorarmos as condições de trabalho dos policias, o que melhorará, automaticamente, boa parte da segurança no Estado”, salientou.

Para o presidente do Sindipol, Ademilson A. Alves Batista, é necessário manter o diálogo aberto entre a classe e o governo do estado para rediscutir toda a segurança pública no Paraná. “Vamos ampliar o debate e envolver toda a classe nesta discussão com o governo para analisarmos e aplicarmos as melhorias necessárias para a Polícia civil” salientou.