Informativo Semanal

Cadastre o seu e-mail para receber uma mensagem semanal.
19/04/2011

PSDB vota contra PEC da aposentadoria vitalícia

A bancada do PSDB na Assembleia Legislativa, comporta por 10 parlamentares, foi a principal responsável pela rejeição da proposta de emenda Constitucional (PEC) que extingue o pagamento de aposentadoria para ex-governadores do Paraná, votada no Plenário da Casa nesta segunda-feira (18). A maioria tucana votou contra a proposta apresentada pelo deputado Mauro Moraes, também integrante do PSDB.
“Causou estranheza a reação da bancada tucana que, inicialmente, havia manifestado apoio ao fim do pagamento do beneficio de R$24 mil para quem nunca contribuiu”, comentou Moraes sobre os sete votos contrários da bancada e as três abstenções. Segundo o parlamentar, como a emenda precisaria de 33 votos favoráveis para ser aprovada em Plenário, a participação do PSDB, com seus 10 integrantes, poderia garantir o fim da pensão vitalícia. Além disso, o parlamentar comenta que nem ao menos o líder do governo e membro do PSDB, deputado Ademar Traiano, encaminhou pela aprovação da emenda. “A liderança do governo liberou a bancada de apoio ao governo, ignorando o fato de que o próprio governador Beto Richa (PSDB) já havia assinado um decreto suspendendo o beneficio no Paraná”, comentou.
Mesmo com o aval do governador, o chefe da Casa Civil, deputado Durval Amaral, não cobrou da bancada do DEM, seu partido, uma atitude coerente com o governo. “A impressão que temos é de que o interesse pessoal de cada deputado pesou sobre a votação”, disse Moraes em clara referência ao projeto do Legislativo que cria, através de decreto, o Previdepar, plano de aposentadoria complementar dos deputados. Segundo Moraes, ao retirar o beneficio dos ex-governadores, causaria constrangimento ao Legislativo aprovar um plano de aposentadoria para deputados.