Informativo Semanal

Cadastre o seu e-mail para receber uma mensagem semanal.
14/06/2011

Mauro Moraes cobra mudanças urgentes no DETRAN

Embora com uma receita anual de R$400 milhões, o DETRAN/PR aluga imóveis em vários municípios paranaenses. Cerca de 50 cidades já cederam terreno para a construção de sedes do CIRETRAN, que também utilizam vias públicas para exames práticos de direção.

“Não há justificativa para o pagamento de aluguel dessas sedes, uma vez que o Detran possui recursos para construir escritórios em vários municípios paranaenses”, afirmou o presidente da Comissão de Segurança Pública da Assembleia Legislativa, deputado Mauro Moraes.

O parlamentar está propondo ao governo a padronização dos exames práticos de direção, com a delimitação de um espaço restrito para os testes e a construção de sedes próprias do CIRETRAN em todo o Paraná. “Dezenas de municípios já cederam espaço para a construção de escritórios e de uma área para a realização de testes”, reforça o dpeutado. Em muitas cidades, os exames práticos são realizados as vias públicas municipais, colocando em risco a vida de pedestres e motoristas.

Outro problema a ser solucionado dentro do DETRAN é a substituição de funcionários cedidos por prefeituras. Novamente o parlamentar reforça a tese de que a receita anual do órgão não justifica qualquer defasagem no quadro funcional. Segundo o deputado, o governo precisa realizar o quanto antes um concurso público para a contratação de pelo menos 1000 servidores, em nível médio e superior, prevendo também o número de profissionais que se aposentam anualmente. “O DETRAN precisar ampliar e reforçar seu quadro funcional, garantindo assim agilidade no atendimento”, pontuou.