Informativo Semanal

Cadastre o seu e-mail para receber uma mensagem semanal.
08/08/2011

Composição do efetivo policial sofre com atraso de 20 anos

“A defasagem dos quadros da policia civil e militar vem castigando a segurança pública desde a década de 80”, afirmou o presidente da Comissão de Segurança Pública da Assembleia Legislativa, deputado Mauro Moraes.

O efetivo de 17 mil homens na PM não é o suficiente para atender a demanda dos municípios paranaenses. Esse quadro, no entanto, pode mudar com a contratação de profissionais, assim como na Civil. “A ampliação do efetivo da polícia militar, no número de delegados, investigadores e escrivães da policia civil é uma reivindicação da população, que deverá ser atendida em breve com a concretização de propostas apresentadas pelo governo para a área da segurança pública”, disse Moraes.


O parlamentar vem cobrando do governo medidas urgentes para combater a criminalidade em todo o Paraná. Entre elas está a contratação de profissionais para a PM e Civil. “O governo precisa colocar em prática o quanto antes a proposta de ampliação dos dois quadros”, cobra o presidente da Comissão de Segurança Pública.

Moraes, que recebe diariamente mensagens de paranaenses de todas as regiões sobre o aumento da criminalidade em várias localidades, diz que a Comissão presidida por ele vem se programando para realizar audiências públicas em municípios que possuem índices preocupantes de violência. “Vamos levar a discussão sobre politicas de segurança pública até a população”, propõe. O deputado também pretende discutir com a comunidade de várias localidades propostas para o emprego dos recursos destinados ao setor, que terá 12% do orçamento de 2012 comprometido com a segurança pública.